Psicólogos que atendem Adolescentes

Nessa página, você vai encontrar psicólogos em São Paulo que atendem adolescentes. A procura de especialistas por esse público aumentou nos últimos anos, por dois motivos claros. O primeiro é que a sociedade começou a levar alguns problemas mais a sério, como o bullying, e começou a confiar seus adolescentes a psicólogos para ajudar nesses casos. O segundo é que a vida do adolescente de hoje é bem mais estressante e cheia de pressões do que era antigamente.

Conheça mais sobre Psicoterapia para Adolescentes

Uma fase difícil

Com certeza você já se referiu, ou ouviu alguém se referir a adolescência como uma fase difícil – e é verdade. Adolescentes ainda estão em busca de suas próprias identidades e têm que lidar com as mudanças do corpo, alterações hormonais e problemas relacionados à puberdade, que geram desconforto e ansiedade. Além disso, é comum que eles tenham problemas de relacionamento nessa idade, seja com os amigos, namorados ou pais, porque têm dificuldades de se expressarem na maior parte do tempo e sofrem de mudanças muito rápidas de humor.

Esses problemas podem desencadear uma série de problemas psicológicos, como crises de ansiedade – cada vez mais comuns nessa faixa etária -, pânico de multidões – causado também pelo medo de não ser aceito em algum grupo -, depressão e um profundo estresse, especialmente na época do vestibular.

Como um psicólogo pode ajudar?

O psicólogo pode ajudar, em primeiro lugar, sendo um porto seguro para o qual o adolescente pode contar todos os seus problemas. Muitos têm problemas para falar do que sentem, e só de ter a segurança de poder falar com alguém neutro, já ficam mais confiantes. Além disso, o psicólogo pode guiar o adolescente e o ajudar a lidar com os problemas do dia a dia. Caso já se tenha um quadro de depressão, estresse, ansiedade ou outros, o profissional vai ser um grande auxílio para encontrar a fonte do problema e escolher um bom tratamento.

Procurar ajuda não é uma fraqueza – pelo contrário, é um ato de coragem que mostra que você pensa em sua saúde. Não hesite em procurar um especialista!