Psicólogos com Atendimentos a Crianças

A infância e a adolescência são períodos de descobertas. Nestes momentos, a criança começa o seu desenvolvimento pessoal e social e, por isso, é importante que ela tenha todo o suporte da família e, se necessário, apoio de um profissional. É para isso que existe uma modalidade da psicologia focada em ajudar no desenvolvimento psicológico infantil.

Conheça mais sobre Psicoterapia para Crianças

O que é a psicologia infantil?

A psicologia infantil é uma área bastante estudada do ramo e foca na construção e análise do comportamento infantil, desde os primeiros meses de vida até a adolescência. O foco desta modalidade é lidar com o desenvolvimento mental, emocional e social da criança para facilitar uma vida adulta saudável e próspera. Alguns dos contextos considerados na análise psicológica de uma criança envolvem sua vida social, cultural ou socioeconômica, porém, o objetivo final é ajudá-la a crescer saudável e auxiliar também os pais a educarem seus filhos.

A quem é adequada?

Assim como os adultos, as crianças podem precisar de apoio psicológico para melhor se desenvolver e tratar de possíveis problemas. Geralmente, o acompanhamento é indicado quando os pais, professores, orientadores ou outros familiares percebem que algo poderia estar correndo melhor no desenvolvimento da criança.

Um psicólogo pode ajudar uma criança quando há problemas como ansiedade, depressão, hiperatividade, conflitos entre os pais, divórcio, morte na família ou grandes mudanças que afetem o dia a dia. No entanto, às vezes pode ser difícil para os responsáveis identificarem quando é indicado procurar ajuda de um profissional.

Portanto, é importante ficar atento a mudanças comportamentais, como excesso de choro, agressividade, isolamento, problemas de sono, problemas de aprendizado e concentração, de fala e dificuldade de interação social.

É importante lembrar que um problema psicológico, se não tratado no seu devido tempo, pode acabar gerando complicações mais severas mais tarde, na adolescência ou na vida adulta. Uma ferida emocional é como um machucado físico: se não tratado corretamente e curado em seu devido tempo, pode infeccionar e gerar problemas mais sérios em seguida.

O psicólogo infantil dará o suporte para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, perceptivo, afetivo e social da criança. No entanto, encontrar o profissional ideal pode ser uma tarefa complicada, ainda mais em uma cidade grande. É importante garantir que a criança se sinta confortável conversando com o psicólogo escolhido e que o acompanhamento dos pais seja feito de perto, porém dentro dos limites necessários para que os resultados desejados sejam obtidos.

Para ajudar você a encontrar o psicólogo infantil ideal, fizemos uma lista com os profissionais especializados que atendem a especialidade infantil na cidade de São Paulo. Confira.