Espero que você esteja gostando do nosso site. Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Renata Visani Gaspula - Psicólogo CRP 06/72421
Obter sucesso profissional é o desejo de milhares de profissionais. Como há muitos caminhos para chegar lá, é normal ficar perdido e não saber qual rumo trilhar.
Afinal, o que você, como profissional, pode realisticamente fazer para ter sucesso no seu campo de atuação ou na empresa onde trabalha?
Embora existam centenas de conselhos profissionais para ajudar quem está confuso com esse dilema, a fórmula para o sucesso é composta por um conjunto de conselhos pertinentes, experiência de vida, valores e esforço pessoal.
Em outras palavras, ela é feita sob medida para cada profissional.
No post de hoje, você vai entender um pouco mais sobre isso.
O que é sucesso profissional?
O que significa ter sucesso profissional? A definição de sucesso muda de pessoa para pessoa.
Para você, pode ser chegar no topo da carreira.
Para outra pessoa, pode ser ter reconhecimento no meio onde trabalha. Embora essas ambições estejam conectadas, elas não são a mesma coisa.
Todas as definições de sucesso profissional são válidas, uma vez que são o reflexo dos desejos, valores e personalidade de cada pessoa.
E, o que é importante para alguém pode não ser tão importante para você e vice-versa.
O primeiro passo para ter sucesso profissional é saber o que sucesso significa para você.
A maioria das pessoas tem ideias vagas do que gostariam de conquistar em suas vidas profissionais, por isso, se perdem no meio do caminho ou perdem a força de vontade para chegar aonde desejam.
É interessante para todo profissional definir os seus objetivos profissionais, incluindo objetivos de médio e longo prazo.
Os de médio prazo ajudam a alcançar os de longo prazo, os quais normalmente levam anos para serem atingidos e, durante esse tempo, podem despertar desânimo.
Além de definir um rumo para a vida profissional, os objetivos ajudam a descobrir que tipo de postura é necessária para chegar lá.
Por exemplo, se você deseja ser um líder na empresa ou no seu negócio próprio, precisa desenvolver certas habilidades socioemocionais, como comunicação, confiança, organização pessoal e empatia.
Não se trata apenas de saber para onde ir, mas também como se portar no ambiente corporativo.
Dicas para ter sucesso profissional
Em seguida, compartilhamos seis dicas do que fazer para ter sucesso profissional.
Nem todas as fórmulas para o sucesso podem funcionar para você. Faça testes, avalie resultados e dê continuidade ao que funciona para você.
Como dito, a fórmula para o sucesso é sob medida.
Cada indivíduo constrói a sua própria ao longo da vida, incrementando-a com fatores que deram certo para ele, mas podem não ser os ideais para você ou para outras milhares de pessoas.
O importante é encontrar o seu método, desenvolvê-lo e seguir com ele mesmo que não faça sentido para quem está ao seu lado.
1. Defina objetivos viáveis
Antes de tudo, faça esse exercício: defina os seus objetivos profissionais, seguindo o método SMART, desenvolvido pelo norte-americano George T. Doran.
Ele é reconhecido e utilizado mundialmente por conta da sua eficácia.
Você pode fazer modificações na fórmula se quiser, mas é ideal se basear nos critérios definidos pelo profissional.
- S (específico): o objetivo em si, o que você deseja fazer.
- M (mensurável): os critérios que podem ser estabelecidos para mensurar a sua conquista. Você pode definir, por exemplo, um indicador de progresso para saber o quanto você cresceu.
- A (atingível): o seu objetivo precisa ser atingível. Se você não possui as habilidades ou o conhecimento no momento para chegar lá, liste o que você precisa desenvolver e aprender.
- R (relevante): se o seu objetivo é, de fato, alcançável e relevante para a sua vida em vez de um desejo passageiro.
- T (temporal): especifique em quanto tempo o objetivo pode ser alcançado. Pode ser um ano, cinco anos ou 10 anos.
Entre os objetivos, defina pequenas metas. Fazer um curso profissionalizante, desenvolver um projeto, participar de eventos da área ou inscrever um artigo em um concurso/premiação são alguns exemplos de metas que ajudam a mantê-lo em movimento, caminhando em direção ao seu objetivo final.
2. Seja flexível
Tenha em mente que imprevistos podem acontecer. Os seus planos podem não se desenrolar do jeito esperado.
Embora possamos fazer planos e agir de acordo com eles, não podemos controlar eventos externos.
Precisamos ter flexibilidade para responder aos imprevistos, evitando cair em desespero.
Evite fazer mudanças drásticas no calor do momento. É claro que é preciso se adaptar às mudanças, principalmente quando são irreversíveis, mas sempre agindo com tranquilidade e com a razão.
Se não houver outra escapatória, faça as mudanças necessárias de acordo com a sua realidade e o que será melhor para você. Não se sinta mal por isso.
É comum as pessoas nessa situação acreditarem que estão “perdendo tempo” ou se frustrarem por não estarem seguindo o seu plano tão cuidadosamente construído.
Mas, na verdade, você só está se adaptando à realidade.
3. Reavalie o seu desempenho profissional
Faça avaliações constantes do seu desempenho profissional. Com o passar dos anos, os profissionais ficam acomodados.
É completamente normal. Você se acostuma a fazer as coisas de um jeito e, como dá tudo certo, não pensa em mudar.
No entanto, insatisfação e desânimo podem começar a surgir à medida que você se prende mais ao comodismo.
Alguns profissionais sentem a falta de desafios e deixam de entregar o melhor de si no trabalho.
Se você está se sentindo assim, como se todos os dias fossem os mesmos e não valesse a pena se esforçar, reavalie o seu desempenho profissional.
Talvez você precise fazer um curso para adquirir novas habilidades ou aprimorar as que você já têm.
Ou, quem sabe, você precise modificar a sua metodologia de trabalho.
Talvez você precise dedicar tempo para avaliar todos os aspectos da sua vida profissional para ver se estão de acordo com as suas ambições.
Um psicólogo pode ajudar a adquirir esse autoconhecimento!
4. Estude a cultura da empresa
Um dos fatores que os profissionais não costumam considerar e causa frustração e estresse é a cultura da empresa.
Se você não consegue se adequar à cultura do seu local de trabalho, dificilmente vai conseguir alcançar os seus objetivos.
Você pode ter grandes ideias e uma ética profissional invejável, mas, se não é isso que a empresa está procurando, os seus esforços não serão reconhecidos.
Então, estude o seu ambiente de trabalho, as histórias de outros profissionais e os valores praticados dentro da empresa (que às vezes são diferentes daqueles mostrados ao público) para entender a cultura.
Em seguida, se pergunte se é aquilo que você quer para a sua vida.
Você consegue agir de acordo com o que é esperado de você, ou os seus valores apontam para outra direção?
Se você acredita que não conseguirá alcançar os seus objetivos profissionais na empresa, comece a procurar outras oportunidades.
5. Mostre que você está interessado
Participe de reuniões, compareça a eventos e mantenha uma relação amigável com seus colegas de trabalho e superiores.
Faça isso à sua maneira. Sabemos que algumas pessoas são mais reservadas do que outras, então, em eventos, preferem observar a conversar e participar. E tudo bem!
Há muitas maneiras de mostrar que você está interessado na empresa e no trabalho que está sendo desenvolvido.
Manter contato visual e ouvir com atenção o que está sendo dito em conversas e reuniões é outra forma de demonstrar que a sua atenção está nos negócios da empresa.
As pessoas vão começar a perceber a sua presença e considerar incluí-lo em seus projetos.
6. Aprenda a dizer ‘não’
Assim como é importante definir objetivos específicos, é essencial refletir quando você deve dizer “não” a pedidos de ajuda.
Muitos profissionais possuem dificuldade para recusar solicitações externas.
Como mostrar interesse e comprometimento ao recusá-las? Será que isso não vai prejudicá-los?
Muitas vezes, o que acaba prejudicando o trabalho dos profissionais é o comprometimento com o trabalho dos outros.
No fim do dia, eles não conseguem concluir nada com qualidade e, ainda, correm o risco de elevar os níveis da ansiedade e sofrer com o esgotamento ocupacional.
Aprender a dizer ‘não’ é imprescindível para ter sucesso profissional.
Os pedidos alheios podem facilmente distraí-lo do que é importante para você.
Então, analise como aquela solicitação vai afetar o seu trabalho antes de aceitá-la.
Você não precisa dizer ‘sim’ logo de cara, como muitos pensam. Faça uma reflexão e dê a resposta para a pessoa.
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Autor: psicologa Renata Visani Gaspula - CRP 06/72421Formação: A psicóloga Renata Visani é formada em Psicologia há mais de 15 anos. Atualmente, cursa mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade do Algarve em Portugal e é pós-graduada em Neuropsicologia, PNL (Programação Neurolinguistica) e atende também através da Psicanálise.