Espero que você esteja gostando do nosso site. Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Andreia Crocco Santos - Psicólogo CRP 06/146707
Os beijos, abraços, momentos de carinho e trocas de juras de amor foram substituídos pelas discussões, brigas e desentendimentos.
Seja por um acontecimento específico, ou simplesmente pelo desgaste do tempo, é muito complicado quando o relacionamento entre o casal torna-se um problema.
Afinal, qual é o momento certo para buscar a ajuda de uma terapia de casal? Seria essa a última alternativa para tentar salvar o relacionamento?
Segundo os psicólogos, a terapia de casal é necessária quando o diálogo se torna impossível. Ou seja, se o casal já não consegue mais conversar sobre os seus problemas e as discussões sempre geram brigas e nenhuma solução, é a hora de buscar a ajuda de um profissional.
O psicólogo, como terceira pessoa na conversa, não vai entregar as soluções, mas, sim, trabalhar como um mediador para a comunicação do casal.
Geralmente, os casais buscam a terapia após episódios de traição, distanciamento, agressividade ou exclusão. No entanto, é preciso compreender que essas situações são apenas a “ponta do iceberg”.
Ou seja, aconteceram porque já havia algo de errado e insatisfações a respeito do relacionamento e da vida em casal.
Motivos mais comuns pelos quais os casais buscam a terapia:
- Traição sexual ou emocional;
- Brigas em excesso;
- Silencio em excesso;
- Agressões, mesmo que disfarçadas com ironias;
- Traição da confiança;
- Desconfiança de traição e crises de ciúmes;
- Falta de comprometimento de uma das partes.
A terapia de casal salva o relacionamento?
Para essa pergunta, só há uma resposta: depende. O psicólogo só vai conseguir contribuir para salvar o relacionamento, seja ele casamento ou namoro, se realmente for essa a intenção do casal.
Em alguns casos, não há mesmo como sustentar a continuidade da relação e é melhor que cada um siga o seu caminho.
A terapia de casal deve ser procurada não com a intenção de salvar o relacionamento, mas, sim, para saber se há salvação.
Quando, apesar de todas as brigas, ainda há sentimento, vontade de ficar junto e consideração, é possível, sim, dialogar e renovar a relação.
E, então, a terapia de casal é o momento para expor os sentimentos, angústias e anseios, a fim de deixar tudo às claras e poder ter um namoro ou casamento feliz novamente.
Já em outras situações, a terapia de casal é o que ambos precisam para realmente compreender que a relação chegou ao fim.
Muitas vezes influenciados pela religião ou pela expectativa de um amor eterno, um dos parceiros, ou os dois, não consegue admitir que não é mais feliz no relacionamento e que a melhor solução seria a separação.
Com a terapia de casal, é possível passar por esse momento com menos trauma e sofrimento.
A ideia é compreender qual a melhor solução para o bem-estar emocional das duas pessoas. Para isso, o psicólogo auxilia a identificar o que atrapalha o casal, encontrar novas ações e tentar fazer novos acordos.
A duração da terapia de casal varia bastante, mas costuma se prolongar, em média, por seis meses, com sessões semanais e encontros individuais e em casal.
Psicólogos para Terapia de Casal
Conheça os psicólogos que atendem casos de Terapia de Casal no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Renata Gaspula
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Renata Visani é formada em Psicologia há mais de 15 anos. Atualmente, cursa mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade do Algarve em Portugal e é pós-graduada em Neuropsicologia, PNL (Programação Neurolinguistica) e atende também através da Psicanálise.
Valor R$ 195
Posso ajudar comConflitos FamiliaresAutoconhecimentoMorte e LutoEstresseDepressãopróximo horário:
16/set. às 11:00hs -
Nívea Simono
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Nívea Simono é formada há mais de 20 anos pela Unesp-Bauru. Possui especialização em Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo e em Psicoterapia Clínica Existencial pela PUC-SP.
Valor R$ 250
Posso ajudar comEstresse pós-traumáticoRelacionamentosConflitos FamiliaresDesenvolvimento PessoalMorte e Lutopróximo horário:
17/set. às 09:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- AnsiedadeO problema é quando essas emoções, completamente normais, tornam-se mais frequentes do que deveriam e acabam tomando conta da vida de quem as sente: nesse caso, é uma doença.
- Como lidar com os filhos no processo de divórcioCrianças em variados níveis de desenvolvimento têm uma compreensão diferente do divórcio. Os pais, portanto, precisam discutir o assunto sob medida.
- O que fazer com um amor não correspondidoOs amores não correspondidos fazem parte da vida de muita gente, pois é uma situação bem comum. Mas isso não o torna fácil de lidar, muito pelo contrário.
Outros artigos com Tags semelhantes:
Como lidar com os filhos no processo de divórcio
Crianças em variados níveis de desenvolvimento, naturalmente, têm uma compreensão diferente do divórcio. Os pais, portanto, precisam discutir o assunto sob medida, de acordo com a maturidade dos seus [...]Como identificar manipulação psicológica
Você sabe como identificar manipulação psicológica? Esse tipo de violência mental pode acontecer em relacionamentos amorosos, familiares, amizades ou mesmo no trabalho, já que envolve uma série de jogos [...]Sentimento de culpa: entenda como funciona
Alguma vez você já se pegou pensando em uma situação do passado e, mesmo tempos depois, sentiu um sentimento de culpa pelo ocorrido? E isso ficou nos seus pensamentos [...]
Autor: psicologa Andreia Crocco Santos - CRP 06/146707Formação: Pós-graduada em Psicanálise e os Desafios da Contemporaneidade. Pós-graduanda em Saúde Mental, Psicopatologia e atenção psicossocial. Atendimento Psicoterápico Clínico de casal e individual de adolescentes, adultos e idosos sob orientação psicanalítica e psicoterapia psicodinâmica