Psicólogos Terapia de Casal

Que todos os casais em algum momento do relacionamento têm problemas, todo mundo sabe. No entanto, às vezes, problemas comuns e pequenos da rotina podem se tornar grandes conflitos e ameaçar a saúde do relacionamento. Independentemente da causa dos conflitos entre casais, e mesmo quando a situação foge do controle, fazendo parecer que o relacionamento chegou a um beco sem saída, ainda existem formas racionais de ajudar a entender o que se passa e resolver as questões de forma saudável.

Saiba mais sobre Terapia de Casal e como ela funciona.

O que é a terapia de casal

É para isso que existe a terapia de casal. Esta modalidade da psicologia consiste em, basicamente, ajudar casais a resolverem seus problemas com o apoio da perspectiva de um profissional capacitado. O objetivo é ajudar o casal a entender a si mesmo e a seu parceiro, decidir quais mudanças podem ser feitas para melhorar a relação e como colocá-las em prática.

A quem é adequada

A terapia de casal é recomendada em diversos casos, sendo os problemas de comunicação, sexuais ou de infidelidade os mais comuns. No entanto, ela é indicada sempre que surgir um descontentamento duradouro na relação que o casal não consegue resolver por conta própria. A terapia, nestes casos, é eficiente em desenvolver a capacidade de comunicação do casal, ajudando a aprimorar o autocontrole que geralmente é a causa principal de discussões, regular as emoções, manter a calma e lidar com problemas novos e antigos de forma saudável e amigável.

A terapia também é recomendada para casais que já decidiram se divorciar, mas gostariam de terminar o relacionamento de forma amigável, sem ressentimentos, mágoas e rancores. Muitas vezes as pessoas buscam o apoio de um profissional após o término de relacionamentos, porém, a terapia feita em conjunto pode ser mais eficaz para esclarecer dúvidas e ajudar a seguir em frente.

Como o terapeuta atua

O terapeuta é o profissional treinado para ouvir e analisar os problemas do casal e estimulá-lo a se expressar e desenvolver suas capacidades comunicativas e de autoanálise. Após algumas sessões, em que o profissional vai desenvolver um maior entendimento dos problemas do casal, ele vai estar mais bem preparado para dar suas impressões sobre a situação e oferecer uma nova perspectiva, atuando assim como um moderador.

No início, é provável que a terapia seja desconfortável para o casal, mas pode ser uma forma muito eficaz de se desenvolver, tanto individualmente quanto no relacionamento a dois.