Espero que você esteja gostando do nosso site. Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Renata Visani Gaspula - Psicólogo CRP 06/72421
Ansiedade é uma doença?

Praticamente todo mundo, alguma vez na vida, vai experienciar a sensação de nervosismo e ansiedade. Esses sentimentos são mais comuns diante de uma situação importante ou um momento especial.
O problema é quando essas emoções, completamente normais, tornam-se mais frequentes do que deveriam e acabam tomando conta da vida de quem as sente: nesse caso, é uma doença.
A ansiedade é um fenômeno que pode até ser benéfico, quando faz a gente se preparar melhor para uma situação. Só que a ansiedade também pode nos prejudicar, quando se torna patológica, e atrapalha os nossos sistemas psíquico e somático.
Conhecido como “Transtorno de Ansiedade Generalizado” (TAG), é caracterizado por uma preocupação ou expectativa excessiva e desproporcional.
A TAG é uma doença que acontece sem um motivo específico. Os psicólogos acreditam que a doença da ansiedade está ligada ao funcionamento inadequado dos neurotransmissores cerebrais, como a serotonina, dopamina e norepinefrina.
Mas também contribuem os fatores genéticos de pré-disposição, fatores externos, estilo de vida e estresse.
Como é a vida de quem sofre com ansiedade?
Quem sofre com a ansiedade está sempre tenso, sentindo-se muito preocupado mesmo quando não há, de fato, motivos para isso. Então, o indivíduo passa a associar as preocupações do trabalho, amigos, família e vida amorosa em um ciclo sem fim.
E, mesmo que ele saiba que a sua reação está sendo inadequada e que não precisaria estar se sentindo dessa maneira, não consegue controlar.
Dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas de sono, inquietação, pressentimentos negativos, medo: todos esses sentimos tomam conta da mente.
Sintomas físicos também podem aparecer como tensão muscular, dores de cabeça, tremedeira, problemas e dores de estômago e náuseas.
Tratamento da ansiedade
Para poder indicar ao paciente o tratamento adequado, antes de tudo, é preciso ter a certeza do diagnóstico de ansiedade.
Quem pode chegar a essa conclusão é o psicólogo e o psiquiatra. No entanto, alguns sinais podem servir como alerta para a procura desses profissionais:
1 – Medo extremo de falar em público, se preocupando antes por dias ou semanas;
2 – Insegurança com situações cotidianas, sempre achando que todos estão a observando;
3 – Pegar no sono se torna uma tarefa muito complicada e, quando se consegue, ele não tem a mesma qualidade;
4 – Pensamentos repetitivos sobre assuntos que não merecem atenção. Mesmo assim, é impossível controlar a volta desses pensamentos;
5 – Perfeccionismo e vontade de ter tudo sob seu controle;
6 – Comportamentos compulsivos em que os “rituais” (ou seja, os hábitos ou ações repetitivas) passam a tomar conta da vida;
7 – Medos irracionais e que a pessoa não consegue identificar porque está sentindo-se assim;
8 – Ataques de pânico com sensação súbita de medo, dificuldade para respirar, taquicardia, formigamentos nas mãos, fraqueza, tontura e dores no peito e estômago.
Quando algumas ou várias dessas situações são identificadas, é preciso procurar a ajuda de um psicólogo. Ele é o profissional que vai poder conversar, analisar a situação e, se preciso, indicar um tratamento com medicamentos prescrito por um psiquiatra.
O objetivo do psicólogo é fazer com que a vida da pessoa volte a uma normalidade, geralmente com a combinação de medicamentos e terapia cognitiva comportamental.
Durante essa terapia, quem sofre com a ansiedade aprende a compreender e controlar sua visão distorcida dos fatos, substituir os pensamentos que causam o pânico e gerenciar seu próprio estresse.
Psicólogos para Ansiedade
Conheça os psicólogos que atendem casos de Ansiedade no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Gabriela Assis
Consultas presenciais
Consultas por vídeoPsicóloga com pós-graduação em Neurociência (PUC/PR), formação complementar pela PUC Campinas e especialização em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC RS). Atuação clínica com adultos, integrando ciência, ética e cuidado emocional...
Valor R$ 260
Posso ajudar comEstresse pós-traumáticoRelacionamentosConflitos FamiliaresFamíliaDistúrbios Alimentarespróximo horário:
Consulte os horários -
Luzia F. Lobato
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Luzia Lobato é psicóloga clínica, possui especialização em Saúde Mental, com 6 anos de experiência na área e é Pós graduanda em TCC pela CETCC.
Valor R$ 260
Posso ajudar comRelacionamentosTOC - Transtorno ObsessivoTranstorno de Ansiedade Generalizada (TAG)MedosCasamentopróximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Terapia de casal é a última alternativa
A terapia de casal pode ser a última alternativa para salvar um relacionamento, mas afinal qual é o momento certo para buscar a terapia de casal
- Quando o uso abusivo da tecnologia leva à solidão e até depressão
Não é de hoje que os especialistas vêm estudando como a tecnologia pode desencadear a solidão e, em casos mais graves, até mesmo depressão
- Como lidar com os filhos no processo de divórcio
Crianças em variados níveis de desenvolvimento têm uma compreensão diferente do divórcio. Os pais, portanto, precisam discutir o assunto sob medida.
Outros artigos com Tags semelhantes:
Pesadelos recorrentes: o que eles significam e como lidar com eles
Pesadelos recorrentes são sonhos angustiantes que se repetem com certa frequência, muitas vezes com os mesmos elementos, cenários ou sensações. Ao contrário de um pesadelo isolado, que pode ser [...]
Ego: entenda como ele afeta seus relacionamentos
Na psicologia, o ego é frequentemente definido como a parte da mente responsável por mediar entre os desejos do id, as exigências do superego e as demandas da realidade. [...]
Quando o uso abusivo da tecnologia leva à solidão e até depressão
Não é de hoje que os especialistas vêm estudando como a tecnologia pode desencadear a solidão e, em casos mais graves, até mesmo depressão em médio e longo prazo. [...]
Autor: psicologa Renata Visani Gaspula - CRP 06/72421Formação: A psicóloga Renata Visani é formada em Psicologia há mais de 15 anos. Atualmente, cursa mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade do Algarve em Portugal e é pós-graduada em Neuropsicologia, PNL (Programação Neurolinguistica) e atende também através da Psicanálise.








