Espero que você esteja gostando do nosso site. Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Renata Visani Gaspula - Psicólogo CRP 06/72421
Você sabe como cuidar da sua saúde mental?
Às vezes, esquecemos de prestar a devida atenção aos nossos sentimentos, pensamentos e emoções. Ignoramos anseios que parecem vir do fundo da alma, afinal, o número de compromissos à nossa espera todos os dias é grande.
A consequência de colocar a saúde mental em segundo lugar na lista de prioridades é o adoecimento. O corpo e a mente sofrem igualmente, embora em diferentes intensidades.
Importância de cuidar da saúde mental
Para você aproveitar a sua vida do jeito que merece, a sua saúde mental precisa estar em dia. A ansiedade, estresse, medo, raiva e tristeza, quando se tornam companheiros no dia a dia, impedem que você desfrute dos seus dias com qualidade.
Você acorda mal, passa o dia mal e dorme mal. O mal-estar emocional é tão presente que você pode até começar a acreditar que é impossível viver sem ele.
Essa situação é, de fato, muito comum. A maioria das pessoas se acostuma a conviver com os seus incômodos emocionais e acredita que a vida é assim mesmo.
Se você compartilha dessa mentalidade, provavelmente encontra problemas no relacionamento, vida profissional, seio familiar, vida financeira e até com a sua autoimagem com muita frequência.
Viver sempre em atrito com a vida e consigo mesmo adoece tanto o corpo quanto a mente.
No mundo acelerado, competitivo e estressante em que vivemos hoje, viver estressado se tornou comum.
Está cada vez mais difícil encontrar momentos para respirar e escapar da pressão provocada por tantos fatores estressores. Logo, o cuidado ativo com a saúde mental é ainda mais importante.
Consequências de não cuidar da saúde mental
Quanto mais tempo se passa ignorando os sinais de que é preciso dedicar mais atenção à saúde da mente, mais sérias se tornam as consequências dessa postura de negligência.
O mal-estar emocional persistente, provocado pela ansiedade, estresse ou insatisfação, começa produzir sintomas físicos, como fadiga, insônia, desconforto estomacal, alergias de pele, dores musculares e taquicardia.
Com o passar do tempo, o conjunto de desconfortos físicos e emocionais pode se agravar para uma condição de saúde mental, como depressão ou transtorno do pânico.
Da mesma forma, pode desencadear doenças físicas, como diabetes e hipertensão, ou até causar um AVC ou derrame.
As pessoas costumam ignorar os sinais de alerta da deterioração da saúde mental.
Problemas de saúde física despertam mais preocupação e encorajam mudanças no estilo de vida com maior facilidade, uma vez que os sintomas tendem a ser mais ‘visíveis’.
Mesmo que tenham sintomas de ansiedade e vivam estressadas, as pessoas tendem a dar mais importância aos seus compromissos com o trabalho, família ou relacionamento. O bem-estar emocional, então, fica em segundo lugar.
Embora as consequências de não cuidar da saúde mental possam demorar para aparecer ou permaneçam ‘estáveis’ por um longo período, lá na frente os problemas de saúde aparecerão.
A tendência é que o tratamento seja mais desafiador e demorado sob essas circunstâncias.
Hábitos para cuidar da saúde mental
Muita gente sabe o básico do que é preciso fazer para se ter uma vida saudável.
As recomendações dos especialistas não costumam variar de modo significativo justamente porque a fórmula para cuidar da saúde mental é quase sempre a mesma.
Ainda assim, é grande o número de pessoas que não segue os conselhos mais simples, como cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos.
Abaixo, compartilhamos alguns hábitos saudáveis para cuidar da saúde mental.
Procuramos diversificá-los para dar atenção a todas as áreas que permeiam as nossas vidas.
Pode não parecer, mas há muita coisa que você pode fazer para ter uma vida mais agradável. Coisas simples que não exigem um esforço monumental, como se costuma pensar, mas que ainda requerem disciplina e paciência.
Respeitar os limites do corpo
Todo mundo precisa descansar, dormir bem, comer bem e ter momentos dedicados ao lazer e às pessoas queridas para ser produtivo. Forçar os limites do corpo é uma das maneiras mais rápidas de adoecê-lo.
Então, se precisar dar um tempo, tire férias ou um curto intervalo somente para cuidar de você. Preencha esse período com atividades saudáveis, como exercícios físicos, relaxamento e diversão.
Muitos encaram esse momento de autocuidado como desperdício de tempo, mas ele é fundamental para se levar uma vida saudável e longeva, livre de esgotamento.
Cuidar das finanças
A vida financeira é um dos fatores que mais desperta ansiedade e preocupação.
O medo de não conseguir satisfazer as necessidades básicas ou de faltar alguma coisa para os filhos toma conta de quem não costuma ter controle adequado do dinheiro.
Sendo assim, transforme o cuidado com a vida financeira em um hábito. Dedique um momento da sua semana ou mês para fazer um balanço dos seus gastos e investimentos, especialmente se planeja fazer uma grande aquisição em algum momento da sua vida.
Praticar um hobby
Desenvolver o hábito de se dedicar todos os dias ou com frequência a uma atividade de lazer é um dos melhores remédios caseiros para uma mente doente ou em processo de adoecimento.
Todo mundo gostar de fazer aquilo que dá prazer e, ainda, deixa aquele sentimento agradável de orgulho no peito, não é mesmo?
Ao se dedicar a um hobby, você consegue viver esses sentimentos com maior frequência. Além disso, atividades de lazer ajudam a exercitar o cérebro sem estresse, mantendo funções cognitivas, como concentração, raciocínio lógico e memória, sempre afiadas.
Ter uma rotina do sono
Boas noites de sono e saúde mental são termos que caminham juntos. Para você conseguir aproveitar cada minuto do seu dia, precisa estar bem descansado.
A privação do sono, principalmente quando prolongada, provoca desânimo, dores de cabeça, cansaço excessivo e até contribui para a falta de perspectiva de vida. Então, voltando a primeira dica desta seção: respeite os limites do seu corpo e desenvolva uma rotina do sono para dormir com qualidade.
Ver o lado positivo
Nem sempre é fácil ver o lado positivo da vida ou dos acontecimentos, mas é necessário fazer esse esforço.
Você não precisa negar a gravidade dos problemas tampouco fugir deles para fingir que a sua vida é perfeita. Atitudes como essas somente multiplicam as adversidades nas nossas vidas.
Entretanto, você também não precisa dar importância somente para as emoções, pensamentos e situações negativas. A vida é feita de equilíbrio!
Desenvolver o hábito de ver o lado positivo, no entanto, vai te ajudar a cuidar do seu humor no dia a dia, encontrar soluções para os seus problemas sem quebrar a cabeça por muito tempo e se relacionar melhor com as pessoas. A positividade ajuda, ainda, a aumentar a autoestima, uma vez que combate a autopunição.
Dialogar
Aprenda a se expressar com assertividade para resolver os seus problemas com o diálogo. Faça isso tanto para resolver impasses envolvendo terceiros quanto conflitos pessoais. Muitas pessoas se esquecem de dialogar consigo mesmas, por isso, acabam tomando decisões das quais se arrependem.
Você precisa estar sempre em dia consigo mesmo. Então, questione-se com certa frequência se você está gostando da sua vida, se você deseja fazer algo diferente e se alguma área precisa de atenção.
Esse hábito te ajuda a não negligenciar áreas importantes da sua vida, como o relacionamento ou saúde, e a não fechar os olhos para os seus problemas. Ele também promove o autoconhecimento de maneira natural e simples.
Filtrar as redes sociais
Filtre as suas redes sociais para consumir apenas conteúdos enriquecedores e que te façam bem. Fuja de discussões e notícias negativas.
Embora seja preciso se manter informado, não ceda à curiosidade de saber todos os detalhes acerca de uma tragédia.
Procure passar menos tempo durante a semana nas redes sociais e, sempre que necessário, faça um detox do mundo digital.
Em outras palavras, deixe o celular um pouco de lado para aproveitar um fim de semana gostoso ao lado de pessoas queridas ou recheado de atividades estimulantes. A tecnologia é muito útil e interessante, mas consumi-la em excesso pode adoecer a mente.
Fazer terapia
Por fim, faça terapia!
O acompanhamento psicoterapêutico não é apenas útil para tratar condições de saúde mental.
A terapia também ajuda as pessoas a se conhecerem melhor e a resolverem problemas que tiram o seu sono, como uma situação complicada no ambiente profissional ou relacionamento conjugal cheio de atritos.
Dessa forma, a psicoterapia pode ser feita em qualquer momento da vida. Basta existir a necessidade de extinguir o mal-estar emocional. Se você acredita que um psicólogo pode te ajudar de alguma forma, não hesite em agendar uma consulta.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Fernanda Stotz
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Fernanda Lima Stotz é formada em psicologia há 23 anos e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).
Valor R$ 180
Posso ajudar comEstresse pós-traumáticoConflitos FamiliaresTranstorno de Pânico ou Síndrome do PânicoTranstorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Medospróximo horário:
07/out. às 11:00hs -
Luciana Santos
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Luciana Santos é graduada pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e pós-graduanda em Psicopatologia (Transtornos Mentais) pelo Grupo PBE (Psicologia Baseada em Evidencias).
Valor R$ 150
Posso ajudar comEstresse pós-traumáticoRelacionamentosTOC - Transtorno ObsessivoTranstorno de Pânico ou Síndrome do PânicoTranstornos Depressivos e de Humorpróximo horário:
07/out. às 09:00hs
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Autoestima: o que é e como defini-la?Você sabe o verdadeiro significado de autoestima? Confira a definição desse conceito e como cuidar da sua autoestima neste post elaborado pela psicóloga.
- Autoconhecimento: descubra a real importância de se autoconhecerO autoconhecimento é um dos fatores mais importantes para o nosso bem-estar e saúde mental.
- De onde vem o medo?O medo faz parte da nossa vida e da nossa autopreservação, pois nos impede de cometer atos perigosos e que podem ter más consequências. Mas de onde ele vem?
Outros artigos com Tags semelhantes:
Tudo sobre Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem de tratamento psicológico que se baseia na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados. Desenvolvida por Aaron Beck na [...]Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): O que é, sintomas e como tratar
Você já ouviu falar do Transtorno Obsessivo Compulsivo? Também chamado popularmente de “TOC”, esse distúrbio é responsável por episódios relacionados a obsessões, compulsões ou ambos, que podem acabar atrapalhando [...]Será que você é uma pessoa tóxica? Descubra
Relacionamentos tóxicos podem trazer sequelas na vida de muitos indivíduos e, por isso, muitos estão buscando maneiras de identificar se o seu entorno é abusivo — e a melhor [...]
Autor: psicologa Renata Visani Gaspula - CRP 06/72421Formação: A psicóloga Renata Visani é formada em Psicologia há mais de 15 anos. Atualmente, cursa mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade do Algarve em Portugal e é pós-graduada em Neuropsicologia, PNL (Programação Neurolinguistica) e atende também através da Psicanálise.
3 respostas em “8 hábitos para cuidar da saúde mental”
Muito bom, informações importantes como essas ajuda muito. Parabéns.
Olá! Obrigada pelo seu comentário! Ficamos contentes que tenha gostado do conteúdo.
Obrigado Dra